Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Utilizando GIT em projetos Front-end e Back-end

Olá, galera. Tudo bem ? Espero que sim! Gostaria de tirar algumas duvidas e até reunir informações de boas práticas para uso de GIT em projetos front-end.

Fiquem com duvida em relação a gerenciar as modificações nas diversas pastas (js, img, css e etc) do projeto, assim como saber se devo misturar alterações de mais de uma pasta num commit.

Ex.: Estou trabalhando em uma branch "feature/header-home", faço alterações na tag header do meu html e algumas alterações no meu css referente a esta tag.

Ao fazer o adicionar as alterações eu junto as elas num só commit ou separo fazendo um commit para as alterações em css e outro para html ?

Ficaria um histórico mais detalhado e fácil de corrigir um erro especifico de estilo ou de conteúdo, mas em contra partida teríamos muitos commits que dificultariam uma revisão do código, por exemplo.

Acredito que seja a dúvida de algumas pessoas que estão começando a trabalhar com GIT em projetos com vários arquivos, tanto em projetos front quanto back.

:)

3 respostas
solução!

Boa noite Jair,

Não existe uma regra sobre quão detalhados devam ser os commits, é necessário que usemos o bom senso. Quanto mais detalhados os commits mais fácil de revertermos nosso projeto, mas um commit para cada tipo de arquivo pode ser um pouco exagerado.

Na minha opinião acredito que o ideal seja um commit para cada mudança significativa no projeto. Os arquivos inclusos nesse commit não importam muito, desde que seja uma mudança que valha a pena registrar.

Abraços

Olá Jair, tudo bem? É isso mesmo, acho que a resposta do Vinícius foi bem completa, e é isso, a questão é o bom, quando a dividir por pastas, não acho tão interessante, o que vejo como ideal é justamente dividir commit por funcionalidade, e funcionalidade pequenas e simples.

Espero ter contribuído!

Compreendo! Achei bastante legal sua explicação Vinícius!Deixarei o tópico aberto por um dia para ver se mais pessoas contribuem e adicionam mais sugestões; em seguida fecharei o tópico. Já deixo meus sinceros agradecimentos as contribuições!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software