Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Utilizando de forma correta o rem

Boa noite, tenho duas dúvidas:

1-) suponhamos que meu html tenha um font-size de 100%( 16px) e eu gostaria que meu "h1" tivesse 36px. O calculo seria eu pegar os 36px(h1) e dividir por 16px(htm) ? O resultado seria 2.25rem, esta certo esse modo de pensar e aplicar o font-size do h1? Não consigo imaginar o valor do h1 sem pensar em px primeiro.

2 - Vamos supor que eu receba o PSD dos designers, os tamanhos das fontes considero em px e converto em "Rem"?

Muito obrigado

3 respostas

Bruno, sobre a primeira pergunta: o jeito que te deixa mais confortável é o certo. Eu em geral penso em proporção entre as fontes: se quero algo duas vezes maior, etc. Mas muitas vezes faço a regra de três no tamanho da fonte sim!

Já sobre a segunda pergunta, depende do caso. Se você quer reforçar um modelo mais responsivo em todos os tipos de dispositivos, é melhor fazer uma conversão em rem ou em, já que essa unidade se adapta de acordo com o tamanho da tela.

No entanto, há elementos que precisam ter um tamanho exato, e nesses casos é importante manter a unidade de medida original, em pixels. Margens entre colunas de texto ou itens de um menu são um caso desse tipo.

Oi Marcos bom dia, Nestes elementos que vc disse que precisam ser em px vc poderia citar mais alguns exemplos? Problema que essas aulas de "em", "rem", "ch" confunde muito a cabeça, eu agora sei o que é cada um, mas nao sei ao certo quando usar cada medida. =/

solução!

Ola Bruno,

Muitas dessas respostas de quando utilizar vão surgir do próprios projetos e da sua maneira de trabalhar. O importante é você criar relações que façam sentido entre essas medidas e agilizem seu trabalho.

Por exemplo você quer fazer uma barra superior no topo do seu projeto, e essa barra deve ter uma altura consistente em todos os dispositivos. Nesse caso o ideal seria utilizar uma medida em pixel para que ela se mantenha na mesma medida.

Não vai existir uma regra única, que diga em quais elementos você deve ou não deve utilizar tais medidas, o melhor é criar uma lógica para utilizar durante todo o projeto.