1
resposta

Utilizando a metodologia do Design Thinking para descobrir um problema

Problema: Criação de uma tela modular de inserção de senha num app de banco. Esse banco atua em 3 países com exigências legais diferentes entre si. Em dois países, a tela tem que exigir uma ilustração do cartão que está utilizando a senha - nesses dois países, cada tipo de cartão - débito, crédito, online - tem uma senha distinta. Ao passo que o terceiro país, que possui 70 % da base dos clientes ainda tem senhas diferentes para cada cartão.

Início da solução, utilizando Design Thinking: Eu iria buscar acesso aos apps dos outros países para entender como funciona a inserção de senha em cada um atualmente, e tentaria passar por esse fluxo para entender melhor o usuário - Empatia. Buscaria por métricas de cliques das telas atuais nos três países, para buscar informações que possam ser úteis e que talvez traga luz a problemas que eu não teria pensado ainda - observação - através dos dados

1 resposta

Olá, Daniela! Como você está?

Muito bem!!! Você está no caminho certo para a aplicação da metodologia do Design Thinking no seu problema. A empatia e a observação são realmente as primeiras etapas para entender o contexto e as necessidades da pessoa usuária.

Realmente, sua ideia de acessar apps dos outros países e tentar passar pelo fluxo de inserção de senha é uma ótima maneira de exercitar a empatia. Isso vai te permitir vivenciar a experiência do usuário e entender melhor os desafios que ele enfrenta. Já a busca por métricas de cliques das telas atuais nos três países é uma excelente estratégia de observação. Com esses dados, você pode identificar padrões de comportamento, preferências e dificuldades dos usuários.

Além disso, eu sugeriria a realização de entrevistas com usuários e usuárias para entender melhor suas necessidades e expectativas. Isso pode trazer insights valiosos que não seriam identificados apenas com a observação. Por exemplo, você pode descobrir que alguns usuários têm dificuldade em lembrar qual senha corresponde a cada tipo de cartão.

Outra sugestão seria a realização de testes de usabilidade com protótipos da nova tela de inserção de senha. Isso permitiria identificar possíveis problemas e fazer ajustes antes da implementação definitiva. Que tal?

Lembre-se que o Design Thinking é um processo iterativo. Portanto, após implementar uma solução, é importante continuar observando e coletando feedback das pessoas usuárias para fazer melhorias contínuas, ok?

Espero ter ajudado e qualquer dúvida eu estou aqui!

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!