//Algulos da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
//Sobre a velocidade da mesma
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raio = diametro / 2;
function setup() {
createCanvas(600,400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaBorda();
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha,yBolinha,diametro);}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
}
Ainda podemos facilitar ainda mais as variáveis exemplo velocidade, tornar as 2 em uma. Por meio de outra variavel que será responsavel pelas mesmas.