1
resposta

utilização em projetos monolitos

A utilização de bibliotecas de classes impacta no warmup da aplicação? Pois estou fazendo testes e separei meu projeto em varias bibliotecas de classes e alguns colegas disseram que devido a essa fragmentação essa é a causa determinante e que deveria sempre tudo ficar na raiz no projeto API. É uma má prática separar em bibliotecas de classes os dominios da aplicação? pois estou aplicando em um projeto monolito.

1 resposta

Olá Lucas

A utilização de bibliotecas de classes não impacta diretamente no warmup da aplicação. O warmup é o processo de inicialização de uma aplicação, onde são carregados os assemblies e realizadas as tarefas de inicialização necessárias.

Separar o projeto em várias bibliotecas de classes é uma prática comum e pode trazer benefícios, como a modularização do código e a reutilização de funcionalidades em diferentes projetos. No entanto, é importante ter em mente que o número excessivo de bibliotecas pode aumentar o tempo de inicialização da aplicação, pois mais assemblies precisam ser carregados.

No seu caso, como você está trabalhando em um projeto monolítico, pode ser mais conveniente manter tudo na raiz do projeto API, para facilitar o desenvolvimento e a manutenção. Porém, isso não significa que seja uma má prática separar em bibliotecas de classes os domínios da aplicação. Essa decisão vai depender das necessidades específicas do seu projeto.

Uma alternativa seria agrupar os domínios relacionados em bibliotecas de classes, de forma a facilitar a organização e a reutilização do código. Assim, você pode manter a modularidade e, ao mesmo tempo, evitar um número excessivo de bibliotecas.

Espero ter ajudado e bons estudos!