1
resposta

Utilização dos lançamentos da moeda p/ teste paramétrico

Olá, durante o vídeo o professor usou a variável "k" no lugar da variável "n" usada nos testes paramétricos. Logo, ele utilizou o nº de eventos possíveis (k) para determinar os graus de liberdade.

Os 50 ensaios realizados (lançamento da moeda) não poderiam ser considerados como a variável "n"? Em caso positivo, poderíamos considerar a validade do Teorema do Limite Central e consequentemente utilizar testes paramétricos.

Obrigado.

1 resposta

Olá Igor, tudo bem? Espero que sim!

Os graus de liberdade para esse teste Qui-quadrado é um pouco diferente, considerando não o número de observações e sim de categorias possíveis. No exemplo as categorias possíveis eram cara e coroa, sendo assim 2 categorias, tornando k = 2 e graus de liberdade k - 1 => 2 - 1 = 1.

Como para o caso de exemplo de lançamentos de moeda se encaixa melhor em uma distribuição do tipo Qui-quadrado, foi mais interessante utilizar o teste não paramétrico mostrado na aula.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software