Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Utilização do Gson com Maven

Boa noite.

Estou fazendo os exercícios deste curso com o Maven. Porém eu não consigo utilizar a biblioteca do gson após adicionar a dependência no pom.xml. O jar aparece na pasta 'Libraries -> Maven Dependencies' com a versão correta 2.85, mas quando vou tentar criar o objeto Gson no meu código não aparece a opção para importar e o código não compila.

Segue abaixo a dependência utilizada no pom.xml.

Obs. Dependência do Maven Repository.

<dependency>
            <groupId>com.google.code.gson</groupId>
            <artifactId>gson</artifactId>
            <version>2.8.5</version>
</dependency>
3 respostas
solução!

O código não compila? Qual erro de compilação que é exibido?

O código não compilava, estava apresentando a seguinte mensagem : "Gson cannot be resolved to a type".

Eu descobri a solução para o problema agora há pouco. Eu troquei a versão do jar do gson no pom.xml. Eu estava tentando usar a versão gson-2.8.5 para evitar qualquer possível problema de compatibilidade com os exercícios da aula. Depois de alguns testes notei que os imports de algumas classes estavam ocorrendo normalmente na versão 2.8.5 do jar, já outros imports não estavam sendo resolvidos pelo eclipse, mesmo eu tendo verificado a existência do arquivo .class dentro do jar (através do Project Explorer na pasta 'Libraries -> Maven Dependencies' ).

No fim eu acabei alterando a versão do arquivo para a gson-2.8.4 no pom e tudo voltou a funcionar. Acredito que seja algum problema com a versão do jar, pois como disse a versão 2.8.4 funcionou normalmente.

Obrigado Otávio por sempre salvar minha pele haha.

Abraço

Perfeito Carlos, qualquer problema estamos ai, haha

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software