1
resposta

Utilização do Alt para imagens descritivas

Olá. Uma dúvida que tive assistindo à aula foi quanto a utilização do alt em casos de imagens que retratam personalidades, pessoas históricas ou uma fotografia de um evento importante. Cabe descrever a pessoa ou o que está ocorrendo em detalhes ou seria mais interessante apenas apontar o que se trata? Por exemplo, se for uma pessoa, devo escrever no alt características físicas da pessoa e detalhes da imagem ou apenas digo quem está na imagem, apenas para contextualizar?

1 resposta

Acho que depende muito da imagem em si e do que você gostaria de entregar..

Eu acredito que textos curtos e diretos são mais válidos, até porque os leitores de textos para deficiente visuais, utiliza desse texto para representar uma imagem, também caso sua imagem não seja renderizada, o que fica no lugar é a descrição do alt.

O ponto de pessoas históricas como você citou foi bem interessante.. Vamos supor que seja essa imagem: https://www.jornalopcao.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Pedro-Alvares-Cabral-2-e1642082625705-620x350.jpg

alt="Pintura a óleo de Pedro Alvares cabral" ou alt ="Pintura a óleo de Pedro Alvares Cabral, com suas vestimentas vermelhas e pretas"

Ambas não estão erradas, mas eu utilizaria a primeira.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software