1
resposta

Utilização de requisições síncronas/assíncronas

Pelo que li, o recebimento da resposta de uma requisição assíncrona não depende do recebimento de resposta de outras requisições que eventualmente foram realizadas. Já o recebimento de resposta das requisições síncronas seriam o contrário, algo como uma fila, uma resposta por vez. Na prática, quais os casos de uso de uma e de outra?

1 resposta

Oi Laura, a resposta meio que já está na sua própria explicação. Digamos, pra realizar uma determinada operação no seu sistema, digamos que precise de informações de fora dele, de um outro sistema.

Neste caso, você pode necessitar que um grupo de requisições sejam executadas em uma determinada ordem, por que de repente uma pode usar informações de outra. Se houver dependências entre as requisições: síncrona! Se não houver, assíncrona.

Veja um exemplo de síncrono: digamos que você de acordo com um CEP, queira exibir um mapa. Entende que precisa consultar o CEP no serviço dos correios pra só depois usar o serviço de mapa do Google pra mostrar alguma coisa? Síncrono.

O exemplo de assíncrono você já viu no curso.

Mas é importante lembrar que as requisições síncronas no navegador travam a navegação, por isso há uma preferência pelas requisições assíncronas.