1
resposta

Utilização de recursos nas consultas

Estou bastante acostumado a trabalhar com JDBC e montar o SQL na mão para cada consulta no banco de dados.

Estou em dúvida em como o mercado costuma implementar o JPA, pois na minha visão, fazer duas consultas no banco de dados (consumir duas vezes o recurso que costuma ser o mais escasso do sistema para carregar a mesma informação) baseado no atributo do objeto que vou acessar, não geraria custos a mais e lentidão, comparado numa query planejada?

Dessa forma, não seria mais vantajoso sempre utilizar queries planejadas para fazer esse tipo de consulta, mesmo quando tenho garantias que a conexão não será fechada?

1 resposta

Oi Felipe,

O ideal e mais apropriado, que nem sempre é seguido no mercado por falta de conhecimento da galera, é sempre planejar as queries, já trazendo todas as informações necessárias de cada funcionalidade.

Quando menos "idas" ao banco de dados, melhor do ponto de vista de performance. Isso nem sempre é visível pra galera, pois no ambiente de desenvolvimento tudo está rodando localmente e aparenta ser "rápido". Mas em ambiente de produção, com milhares de registros, será bem diferente.

Bons estudos!