Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Utilização da UML

Boa tarde.

Iniciei o curso de UML do ALURA, e ao me deparar com as sugestões de livros fui procurar mais sobre o assunto no Google. Para minha surpresa vi varias postagens, a maioria no GUJ, sobre UML não ser mais tão utilizada atualmente. No lugar desta, a Modelagem Orientada a Objetos e a Modelagem Relacional são mais utilizadas atualmente. Minhas duvidas são as seguintes: procede essa informação? Eu deveria me aprofundar na UML ou aprender o núcleo da UML e partir para outras linguagens de modelagem?

Obrigado

5 respostas

Oi Carlos, então, me parece uma pergunta confusa, isso por que a modelagem orientada a objetos e relacional podem sim ser feitas com UML.

Os diagramas e modelagens são as mesmas, a forma de representação é que me parece ser diferente. Quando você fala de modelagem, você me passa uma ideia abstrata.

Beleza, preciso modular algo, mas com o que? (UML é a forma, entende?) Quando você diz vou usar modelagem orientada a objetos, você não deixa claro como isso é feito...

Faz sentido?

Wanderson Macêdo, obrigado pela sua resposta.

Ah, agora caiu a ficha do que você estava tentando me passar. A modelagem em si utilizando UML, porém utilizando orientação a objetos ou de forma relacional. Como programar, você pode programar fazendo uso de uma abordagem orientada a objetos ou através de uma abordagem procedural, por exemplo. É isso?

Na verdade minha duvida surgiu ao ler algumas postagens no fórum dizendo que a UML caiu em desuso.

Este é o comentário que desencadeou minha dúvida:

Usuário Javaflex

"Falar em UML atualmente é complicado, pois a moda dessa sigla passou, onde maioria usava só pela moda mesmo.

Qualquer livro que siga esse conteudo vai servir: http://eic.cefet-rj.br/papsuml3ed/papsuml3ed-caderno-zero.pdf364

O mais importante é folhear os livros e ver qual forma de escrita mais te agrada"


"Sobre modelagem, depende do seu cenário. Modelagem orientada a objetos é o que mais procuram usar. Já existia antes de surgir a sigla UML, que unificou várias coisas, dentre elas a própria modelagem orientada a objetos com diagrama de classes.

Onde trabalho usamos modelagem relacional. Apesar de trabalhar com “classes” na aplicação que mantenho, a modelagem de fato começa e é mantida orientada a banco de dados, dando visão da modelagem também para as aplicações que não são orientadas a objetos. "

Link da postagem: http://www.guj.com.br/t/qual-o-melhor-livro-de-uml-atualmente/336409/3

solução!

Oi Carlos, então, o problema é a confusão mesmo.

Quando falamos de modelagem orientada a objetos, estamos pensando em código, que difere sim da lógica procedural e funcional. Mas a representação gráfica dessa modelagem, será sempre um diagrama que representa um fluxo ou lógica, faz sentido? É ai que entra a UML.

É bem verdade que a UML unificou várias coisas, está no seu nome, U = Unified, M = Modeling, L = Language. Entende?

A questão de entrar em desuso, depende bastante. É claro que pra pequenos sistemas, chega a ser exagero, ainda mais quando a gente considera as práticas do Agile. Porém, em sistemas complexos de grande porte, você vai sim querer uma representação de alto nível diagramada que deixe claro o que no sistema faz o que. É trabalhoso, mas pode valer a pena.

Na Engenharia de Software tradicional é uma das coisas que sempre é feita junto com vários outros diagramas e documentos.

Claro, você não precisa diagramar todo o sistema. Talvez faça sentido diagramar um fluxo específico ou algumas partes mais confusas.

Vale lembrar que a UML não define regras inquebráveis, você pode customizar algumas coisas contando que fique claro pra quem está lendo.

Quando se fala em modelagem relacional, estamos pensando mais em banco de dados, e ai, existem outras formas, NoSQL por exemplo, é outro universo onde a modelagem relacional não faz muito sentido.

Faz sentido?

Oi Wanderson.

Compreendi. Era o que eu sempre imaginei, me apareceram dúvidas depois de ler essas postagens de outros tópicos.

Mas agora ficou tudo mais claro.

Agradeço a ajuda.

É confuso quando não descrevem bem as coisas mesmo. As pessoas falam sobre como modelar (forma) mas não como (representação). E quando vamos ver, estamos usando diagramas da UML (apresentação) para fazermos o que eles querem representar (Forma, Lógica).

Fico feliz que tenha entendido, bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software