Poderiam me dar um exemplo de um cenário onde o atributo "loadOnStartup" é útil? Ou seja, quando é interessante já instanciar o servlet ao subir o tomcat?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Poderiam me dar um exemplo de um cenário onde o atributo "loadOnStartup" é útil? Ou seja, quando é interessante já instanciar o servlet ao subir o tomcat?
Olá Isabele, tudo bem com você?
Pode ser interessante fazer uso desse atributo em casos onde o servlet é responsável por realizar tarefas que consomem muito tempo. Criar a conexão com o banco de dados ou baixar arquivos da rede para preparar o ambiente podem ser classificados como ações que contribuem para o aumento do tempo de latência da rede. Usar o atributo loadOnStartup=1 como anotação da @WebServlet ou a tag <load-on-startup>1</load-on-startup> dentro do arquivo web.xml faz com que os servlets sejam carregados previamente e não sob demanda.
Aliás, é importante saber que quanto menor o valor que atribuímos à esse elemento, mais cedo ele será carregado. Então se tivermos um servlet com o load-on-startup de valor 0 e outro de valor 2, o servlet de menor valor (0) será carregado antes do outro (2).
Acho que é isso, se ficou alguma dúvida é só avisar!
Abraços e bons estudos!!
Ola Thiago. Muito obrigada pela resposta, esclareceu minha duvida!
Abraço!