Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

UTF-8 ou ISO-8859-1?

Quando eu tento abrir meu código no navegador usando a a tag :

<meta charset="UTF-8"/>

A acentuação não é apresentada corretamente. Mas quando eu uso a tag:

<meta charset="iso-8859-1"/>

Todas as acentuações são apresentadas corretamente sem nenhum problema. Por que isso acontece?

9 respostas

Oi João, acho que existe uma chance grande do seu arquivo ter sido criado com o encoding iso.. aí quando vc pede para o navegador abrir a página com um encoding diferente, acontece o problema.

hmm entendo. Mas como resolvo e evito o problema?

João, qual editor você ta usando?

eu to usando o notepad++

Oi João, vai em Encoding -> UTF-8 without BOM. E testa se da certo. Pra todos teus arquivos serem salvou assim tu vai ter que ir em Settings -> Preferences -> New document -> Encoding -> escolhe UTF-8 without BOM, e marca o checkbox pra os arquivos ANSI

Agora ele funciona mesmo sem a tag "meta" hahahaha, não to entendendo mais nada . A tag

<meta charset="UTF-8"/>

é usado geralmente quando estou usando o encoding no padrão ANSI e eu quero usar caracteres do padrão UTF-8 né? Mas o encoding que eu escolher interfere muito no programa? Tipo, isso faz muita diferença para o google por exemplo? Seria mais jogo eu programar tudo com o encoding em UTF-8 já desde o início sem precisar da tag meta? Desculpa tantas perguntas mas é que eu sou meio novo nisso

solução!

João, a melhor maneira de ter um arquivo html é tu salvar ele com o mesmo encoding da tag meta. No teu caso salva e coloca no charset o utf-8. Além do charset e do editor ainda existe a configuração do browser ele pode mudar o encoding também. Os browsers mais conhecidos já vem com a utf-8 como padrão.

O utf-8 é a melhor opção de encoding, pelos acentos, letras em chines... Se você não usar, vai deixar isso na mão do editor ou do browser. O problema é só você usar uma letra acentuada e não ser mostrado exatamente o que você quer.

A melhor prática é sempre usar a o charset pra forçar ao browser mostrar o que você quer.

:D

Entendi! obrigado!

Vânia , olá , enfrento o mesmo problema e entendi toda a lógica da solução , porém me perdi na parte de configurar o "enconding" ,onde eu o encontro ,desde já agradeço .Ps.uso o NotePad ( não o ++ ).