Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

UTF-8 em JavaScript

Olá, meu código está semelhante ao do instrutor, mas ao adicionar algum texto no HTML pelo JS, como as mensagens nas TAGs <li>, a codificação UTF-8 não é aplicada. Tentei adicionar o charset="UTF-8" diretamente na TAG <link> que chama o arquivo .js, como foi indicado em alguns fóruns, mas não funcionou. Alguém pode me dar uma dica?

7 respostas

Qual o seu navegador? Adicionou no Head ? meta charset="UTF-8" (Entre < > ) https://www.w3schools.com/tags/att_meta_charset.asp

Pode tentar outro padrão - ISO-8859-1

Oi William

Pesquisei aqui e por padrão os scripts externos que você linkar no seu HTML seguem a codificação do próprio HTML, então se no head da sua página você colocou a tag:

<meta charset="utf-8">

Os seus arquivos Javascript deveriam estar funcionando de acordo.

Caso o problema não seja isto, coloque aqui seu HTML e JS para gente poder dar uma olhada e investigar melhor. Comente também qual navegador e sistema operacional você está utilizando.

Oi William, cola teu código aqui que fica melhor pra gnt saber. Além do encoding do seu arquivo, tem também o encoding do editor e do browser. Coloque aqui também qual o editor e navegador que você tá utilizando.

Desculpe, fujir um pouco da solução do problema Douglas, mas tentei inserir a tag meta, assim como você. Porem o campo some. Qual é a formatação que utiliza?

Então pessoal, a dúvida surgiu por eu estar utilizando a TAG <meta charset="utf-8"> e ainda assim não estar consiguindo utilizar caracteres como ã através do javascript. No caso eu testei em um firefox 45.7.0 e IE no Windows 10.

E qual editor você tá usando?

solução!

Olá, consegui resolver adicionando charset="ISO-8859-1" à TAG script, pois "UTF-8" por algum motivo não funcionou. Ficou então:

<script charset="ISO-8859-1" src="js/form.js"></script>

Obrigado a todos pela ajuda!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software