Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Usuário Limitado

Boa Tarde! Trabalho / Trabalhei com desenvolvimento em lugares em que os usuários são bem limitados em Tecnologia. Quando eu desenvolvo um módulo ou parte do sistema, qual seria a melhor abordagem? Tutorial, Tarefas? Outras opções?

Já aproveitando a dúvida, me deparei com o seguinte problema.: Trabalho muito com conceito de semáforo (vermelho - erro, amarelo - atenção, verde - ok/deu certo). Porém me deparei com alguns usuários Daltônicos e outros com limite de visão onde me relataram ícones pequenos. O UX tem alguma dica ou abordagem que trata isso? Exemplo.: Quais cores usar para daltônico. Qual tamanho de ícone em PX por dispositivo?

(A questão das cores resolvi com troca de imagem e não cor e/ou através de legenda/caption)

3 respostas
solução!

Oi Guilherme, tudo bem?

Com relacao a sua duvida de cor, recomendo ler meu post com dicas de acessibilidade. Basicamente aplicando texturas você deixaria essa parte mais inclusiva.

Tamanho de elementos tocáveis cada empresa tem um valor, em média 45px de largura e altura são ok. Acho que comentei disso no curso de usabilidade UX.

Um tutorial dentro de um contexto de tarefa, ou seja, o usuário já iria realizar determinada tarefa de uma forma que já estava acostumado, aí se depara com a atualização é ok.

Só não adianta um tutorial fora de contexto pois as vezes ele só entrou pra realizar tarefa A, e o tutorial não tem nada a ver com a tarefa A, Isso pode gerar frustração, entende?

Tutorial, help screen, tarefa, tudo pode ser considerado, mas devemos sempre levar em conta o contexto e a tarefa que o usuário quer realizar.

Espero ter ajudado e que tenha gostado dos cursos,

Abcs!

Opa. Está ajudando muito. Só preciso conseguir passar para o TEAM. hehe.

Abraço

Oi Guilherme,

Boa! Que bom que os cursos estão ajudando!

Fala pra eles assinarem a Alura também e fazer os cursos. ;)

Abcs e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software