1
resposta

Usuário do tipo administrador

Olá! No curso é deixado bem claro que o foco central é o usuário! Porém sempre foi focado no usuário final... e os administradores do sistema??? Exemplo real: uma empresa de turismo me contrata para construir seu site. Uma parte do conteúdo será mantido por eles: destinos em destaque, imagens dos pontos turísticos... Chego lá, reúno a equipe do cliente e aplico as técnicas de levantamento aprendidas em ux e design thinking sempre solicitando que eles abstraiam e se expressem enquanto turistas e não enquanto fornecedores do site (sei que não é o ideal, mas as vezes infelizmente só temos essa possibilidade). Bom, as dores, as necessidades e etc serão fornecidas pelo usuário turista, mas e as necessidades dos usuários que farão a manutenção do site? É necessário em outro momento reunir novamente e solicitar que abstraiamos novamente e eles tentem se expressar como o usuário que fará a manutenção do site?

1 resposta

Oi Simone, tudo certo?

Exatamente isso! Como são perfis bem diferentes, com objetivos diferentes, preparar uma UX mista entre ambos pode ser catastrófico.

Ideal seria fazer o que você mesma disse: outro momento, discutir esse outro perfil.

Aqui na Alura mesmo como exemplo: temos perfil de aluno(a), que é a pessoa que estuda aqui conosco, e temos perfis como gestores(as) de empresas, que adquirem a Alura para capacitar um time por exemplo. São perfis bem diferentes.

Nesse caso claro, uma gestora pode resolver aprender Java aqui, mas mesmo sendo a mesma pessoa o job to be done dela varia.

Espero ter ajudado e que esteja gostando dos cursos,

Abcs e bom fim de semana!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software