1
resposta

Usuario criado mas nao encontrado

Boa Tarde! criei um usuario com o comando "sudo useradd elissa2", nao me retornou nada, nem mesmo opçao para confirmar senha. Porém quando eu tento entrar no usuario ele me pede uma senha. Entrei na home para procurar o usr e ele me apresentou apenas usuario "elissa", o que uso para as aulas e "elissa3" o qual eu criei com adduser, mas nao consta o "elissa2". Quando tentei criar novamente um usuario com esse nome ele exibiu a mensagem: "useradd: user 'elissa2' already exists". Repeti tudo que foi explicado em aula novamente e ele apresenta a mesma situaçao.

1 resposta

Olá, Elissa! Parece que você está tendo alguns problemas com a criação de usuários no Linux, não é mesmo.

Quando você cria um usuário com o comando "sudo useradd elissa2", o Linux não cria automaticamente uma senha para esse usuário, nem um diretório home. Isso pode ser a razão pela qual você não está vendo o usuário "elissa2" listado quando você verifica a pasta home.

Para criar uma senha para o usuário "elissa2", você pode usar o comando "sudo passwd elissa2". Ele irá solicitar que você insira e confirme a nova senha.

Quanto ao diretório home, se você quiser que um seja criado automaticamente ao adicionar um novo usuário, você pode usar a opção "-m" com o comando "useradd", assim: "sudo useradd -m elissa2". Isso irá criar um diretório home para "elissa2" na pasta /home.

No entanto, como você mencionou que já criou o usuário "elissa2", tentar criar novamente com o mesmo nome irá resultar na mensagem de erro que você está vendo: "useradd: user 'elissa2' already exists". Nesse caso, você pode criar o diretório home manualmente com o comando "sudo mkdir /home/elissa2" e, em seguida, alterar a propriedade desse diretório para o usuário "elissa2" com o comando "sudo chown elissa2:elissa2 /home/elissa2".

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui de novo.

Bons estudos!