Bom dia! Estou tentando executar os códigos no meu terminal, porém preciso saber como redirecionar o código. Meu terminal é no processador UBUNTU.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia! Estou tentando executar os códigos no meu terminal, porém preciso saber como redirecionar o código. Meu terminal é no processador UBUNTU.
Olá Lucas, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em lhe responder.
Para executarmos o nosso código no terminal vamos precisar acessar a pasta onde encontra-se o arquivo, para isso vamos está utilizando alguns comandos para navegar pelas pastas através do terminal:
Comando que usaremos:
Para facilitar o processo, podemos localizar o arquivo utilizando o gerenciador de arquivos, podemos anotar esse caminho para usarmos no terminal.
O terminal por padrão será iniciado na pasta raiz do usuário, sabendo dessa informação, criei e salvei o arquivo no seguinte caminho home/Documents/alura/programas, como mostrado na imagem abaixo:

Podemos abrir o terminal pressionando as teclas ctrl + alt + t.
Com o terminal aberto, podemos navegar pelas pastas até o local onde temos o arquivo, para o meu exemplo, a sequência de código foi conforma a apresentado abaixo, ao final usei o comando ls para confirmar a existência do arquivo:
cd Documents
cd alura
cd programas
ls
Resultado
main.py
Após acessarmos a pasta que contém o arquivo que vamos executar, podemos usar o comando clear para limpar a tela e usar o comando python <nome_do_arquivo.py> para rodar o código como mostrado abaixo:
python main.py
Resultado
ola mundo

Para uma maior facilidade de encontrarmos o arquivo que é utilizado nas aulas, recomendo que eles sejam salvos na pasta dos documentos do usuário, assim o acesso a elas será mais rápido.
Outro modo de abrir o terminal na pasta, é clicar com o botão direito dentro da pasta e selecionar a opção abrir terminal na pasta, e após isso, executar o comando para rodar o script python:
python main.pyPara saber um pouco mais sobre os comandos do terminal linux, recomendo a leitura do seguinte artigo:
E caso queira se aprofundar ainda mais, recomendo o curso:
Caso tenha dúvidas, encontro-me à disposição.
Abraços e bons estudos.