1
resposta

Uso no terminal

Bom dia! Estou tentando executar os códigos no meu terminal, porém preciso saber como redirecionar o código. Meu terminal é no processador UBUNTU.

1 resposta

Olá Lucas, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em lhe responder.

Para executarmos o nosso código no terminal vamos precisar acessar a pasta onde encontra-se o arquivo, para isso vamos está utilizando alguns comandos para navegar pelas pastas através do terminal:

Comando que usaremos:

• ls = Informa quais arquivos e pastas estão no diretório
  • cd = Abrir a pasta
  • cd .. = Retorna uma pasta
  • python <nome_do_arquivo.py> = Executa o arquivo python
  • clear = limpa o terminal

Para facilitar o processo, podemos localizar o arquivo utilizando o gerenciador de arquivos, podemos anotar esse caminho para usarmos no terminal.

O terminal por padrão será iniciado na pasta raiz do usuário, sabendo dessa informação, criei e salvei o arquivo no seguinte caminho home/Documents/alura/programas, como mostrado na imagem abaixo:

Imagem do gerenciador de arquivos do linux Ubuntu, tela com o fundo branco, destacando o caminho para a pasta, o destaque é feito com um retângulo vermelho

Podemos abrir o terminal pressionando as teclas ctrl + alt + t.

Com o terminal aberto, podemos navegar pelas pastas até o local onde temos o arquivo, para o meu exemplo, a sequência de código foi conforma a apresentado abaixo, ao final usei o comando ls para confirmar a existência do arquivo:

cd Documents
cd alura
cd programas
ls

Resultado

main.py

Imagem do terminal do ubuntu, tela com o fundo roxo, na imagem temos a execução do código apresentado anteriormente.

Após acessarmos a pasta que contém o arquivo que vamos executar, podemos usar o comando clear para limpar a tela e usar o comando python <nome_do_arquivo.py> para rodar o código como mostrado abaixo:

python main.py

Resultado

ola mundo

Imagem do terminal do ubuntu, tela com o fundo roxo, na imagem temos a execução do arquivo main.py utilizando o comando anterior e temos como resultado a frase: ola mundo.

Para uma maior facilidade de encontrarmos o arquivo que é utilizado nas aulas, recomendo que eles sejam salvos na pasta dos documentos do usuário, assim o acesso a elas será mais rápido.

Outro modo de abrir o terminal na pasta, é clicar com o botão direito dentro da pasta e selecionar a opção abrir terminal na pasta, e após isso, executar o comando para rodar o script python:

python main.py

Para saber um pouco mais sobre os comandos do terminal linux, recomendo a leitura do seguinte artigo:

E caso queira se aprofundar ainda mais, recomendo o curso:

Caso tenha dúvidas, encontro-me à disposição.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!