Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Uso intensivo da computação também de forma criativa

Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?

Desde o levantar, com uso de despertador no celular, agenda de compromissos, e-mails, aplicativo de transporte, bancos, mensagens, redes sociais, todo esse emaranhando de tecnologias computacionais fazem parte da minha rotina diária, e durante meu estudo e trabalho uso de acordo com a necessidade, mas sem dúvida contribuem para a produtividade e a conexão com o meio digital.

Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade ?

A partir do momento em que passo a utilizar o software para automatizar algumas coisas, aumentar a produtividade, evitando tarefas manuais que sem ele poderia ter q fazer repetidas vezes todos os dias. Além disso quando criamos novas soluções estamos fazendo parte da economia criativa, usando o sotware para isso, ajudando outras pessoas a resolverem problemas ou alavancarem seus negócios.

Como exemplo de automação posso citar a criação de um script shell para backup usando a ferramenta rclone sincronizada com o OneDrive em ambiente zorin linux, que permitiu manter a cópia dos arquivos do cliente de maneira contínua a cada 30 minutos usando systemd, sem precisar instalar nenhum software adicional, além do proprio rclone.

Como exemplo prático do uso do software com criatividade, posso citar o meu próprio trabalho de desenvolvedor backend e frontend Django (Python, SQL, Docker), quando preciso resolver uma demanda, entra o processo de análise do problema, decompondo em partes menores, usando IA para sugerir soluções alternativas e aumentar a criatividade, melhorando a escrita do código aplicando boas práticas, encontrando desafios e aplicando melhorias, por exemplo, uma demanda que gerou solução para mais de um problema que se não fosse pela demanda original não teria sido encontrado um bug escondido e assim mantendo a saúde do software redonda e funcional, dando mais conforto aos usuários internos e externos, além disso o uso de containers propicia agilidade em subir diversos ambientes de desenvolvimento ao mesmo tempo na mesma máquina sem nenhum interferir no outro, entre esses containers, posso citar, Aplicações em Django, banco PostgreSQL, redis, celery, gerenciador de banco de dados dbgate.

2 respostas
solução!

Olá, Paulo! Como vai?

Gostei demais da forma como o conteúdo destacou o impacto das tecnologias na rotina diária!

Sua resposta mostra clareza ao relacionar o uso das ferramentas digitais com produtividade, evidencia criatividade ao citar a automatização de tarefas e ainda ressalta a importância da economia criativa como meio de gerar soluções e ajudar outras pessoas.

Uma sugestão para o futuro seria aprofundar exemplos práticos de softwares ou ferramentas específicas que contribuíram para essa automatização, tornando a resposta ainda mais rica.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigado pelas dicas, acabei de atualizar minha resposta, inserindo os exemplos práticos de softwares e ferramentas que ajudam na criatividade do meu dia a dia com o uso da computação.