Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Uso intensivo da computação

Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?

Acredito que a tecnologia quando usada adequadamente (com prudência) nos proporciona muitas facilidades e otimiza o nosso tempo. No meu dia a dia eu costumo fazer uso de ferramentas como: Spotify, Youtube, Instagram, IA´s, planilhas, por exemplo. Está totalmente integrada no meu cotidiano e tem impactado positivamente.

Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade ?

Em ferramentas de IA, por exemplo, sobretudo, na GROK, nano banana, o próprio Google AI Studio é bem criativo.

1 resposta

Oi, Mariane, como vai?

Gostei da sua reflexão. Você destacou um ponto importante: a tecnologia, quando utilizada com equilíbrio e propósito, pode contribuir para a produtividade e facilitar diversas atividades do cotidiano. Os exemplos que você trouxe mostram como diferentes tipos de software estão presentes tanto no entretenimento quanto nos estudos e na organização de tarefas.

Sobre a criatividade, sua observação também faz sentido. Ferramentas de IA podem apoiar a criação de textos, imagens, ideias, apresentações e até soluções para problemas, ampliando as possibilidades criativas das pessoas. Por exemplo, é possível utilizar uma IA para gerar conceitos visuais, elaborar roteiros ou explorar diferentes abordagens para um projeto.

Na sua opinião, qual dessas ferramentas tem contribuído mais para o seu aprendizado e de que forma ela se diferencia das demais?

Parabéns pela participação e por compartilhar sua experiência. O fórum está à disposição para continuar essa troca de conhecimentos ao longo da sua jornada de estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!