1
resposta

Uso intensivo da Computação

Pra mim a computação impacta na rotina desde quando acordo ate a hora de dormir porque ao acordar pelo despertador do celular ele ja mostra as informações do tempo pra mim saber se vai chover ou fazer sol. Na hora de eu sair para o trabalho se eu for de onibus eu acesso o aplicativo que mostra rota do onibus pra saber se ta perto ou quando estou atrasado recorro ao aplicativo de transporte. No trabalho praticamente 80% do tempo é usando software seja usando excel pra controlar os materiais do estoque ou usando o sistema SAP para consultar informações da empresa e ate mesmo o whatsapp para comuniçãção com os colaboradores.

Nesse meu contexto uma situação que envolveu criatividade para uso do software foi o seguinte aqui somos uma empresa que presta serviço para a distribuidora de energia no RJ. Nós administramos o estoque de materiais e frequentemente recebemos equipamentos que são retirados pelas equipes em campo quando é feito atendimento de emergencia como por exemplo transformadores que queimaram por sobrecarga ou foram alvejados por bala. Estavamos tendo um problema sobre ter um registro visual desses equipamentos então adotamos a idéia de usar o whatsapp para registrar com fotos os equipamentos devolvidos em um grupo onde todos do estoque estão adicionados mas apenas uma pessoa que é a responsavel pelo recebimento pode enviar mensagens ou seja subir as fotos nesse grupo para a visualização dos outros colaboradores e para consultas posteriores então enfim, as tecnologias impactam o meu dia de varias formas.

1 resposta

Oi, Bruno! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da sua análise sobre como a computação está presente em diferentes momentos do seu dia, desde tarefas simples até atividades no trabalho. Sua solução com o uso do WhatsApp para registro visual dos equipamentos mostra bem como a tecnologia pode ser aplicada de forma prática para resolver necessidades reais, trazendo mais organização e acesso à informação para a equipe.

Continue explorando essas possibilidades no seu dia a dia, isso fortalece muito seu pensamento computacional.

Dica: você pode evoluir essa ideia criando um padrão para nomear ou organizar as fotos (por data, tipo de equipamento ou código), assim facilita ainda mais a busca e o controle dessas informações no futuro.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!