Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?
Sou de 1993, atualmente estamos em 2026, meu primeiro celular foi um LG com teclado Querty, tinha um jogo e funcionava radio am e fm, mas nem fone de ouvido tinha, o conceito que tinhamos de celular era de um aparelho que a principal função dele era fazer ligações, mesmo assim, fazer ligações pelo orelhão ainda saia mais barato e ainda você colecionava os cartões telefônicos, a televisão era aquelas de tubo que tinha que dar umas pancadas na caixa para o imagem ficar boa ou colocar um pedaço de lã de aço na antena para funcionar, o primeiro contato que tive com um computador foi na escola no fundamental, era aqueles computadores branco, com aquele mouse de esfera, fuçava ele todo, desde as configurações, os jogos, o professor ensinava o básico mesmo, word, paint, windows, copiar e colar, mas até essa época eu não tinha ideia do potencial dessas coisas.
Com o tempo as coisas foram evoluindo, lembro que meu segundo celular foi o LG E300 já era com tela sensível ao toque (tela resistiva TFT LCD), quando você apertava a tela via que ela afundava um pouco, mas o celular vinha com TV, para mim aquilo era o auge da tecnologia, meu primeiro desktop foi um que meu pai comprou da positivo, usei bastante, desmontei, montei, instalei e desinstalei programas, editei videos no antigo Movie Maker, mas tudo não passava de um Hobbie, ainda estudavamos com livros, tinhamos que nos deslocar para o trabalho, escola ou faculdade.
Atualmente a tecnologia faz parte das nossas vidas, podemos dizer que ela é uma extensão das nossas vidas, hoje podemos fazer diversos cursos online, cursar uma faculdade à distância, solicitar carros de aplicativo, ter supermercado e alimentação sem sair de casa, trabalhar, se relacionar, fazer transações bancárias o que antes só era possível apenas presencialmente.
Isso facilitou muito a nossa vida, entretanto também está trazendo consequências desagradáveis, sentimos que ao invés de ganharmos tempo, estamos cada vez mais sem tempo, sentimos que temos que fazer muito mais coisas ou aprender muito mais do que antigamente, as redes sociais além de aproximar, afasta as pessoas, criam ilusões da "boa vida", da "vida perfeita", a tecnologia tem mudado o mercado de trabalho, nunca estamos completamente capacitados, a desinformações, as fake news e o impacto ambiental. Na miniha opinião a tecnologia é uma espada de dois gumes, ela dá e ela tira.
Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade?
Sim, quando nós como seres humanos temos que usar nossa capacidade criativa para propor soluções, a máquina por si só não consegue pensar a não ser que ela seja programada para isso, no trabalho por exemplo, eu posso pedir para a máquina criar uma imagem, mas só o meu olhar critico e criativo vai possibilitar que eu julgue se aquele trabalho agradará o cliente. Embora a tecnologia esteja avançada e nos próximos anos avançará ainda mais, o ser humano ainda é a peça criativa crucil para o funcionamento da máquina.