Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

uso do while()

É realmente necessário o uso do "&&" no while?

while(contador >= 30 && contador <= 40)

3 respostas
solução!

Olá Vinícius! Existem diversas formas de resolver o mesmo problema em programação. Neste caso específico realmente o && não é necessário. O código poderia ficar assim:


<meta charset="UTF-8">
<script>
    function pulaLinha() {
        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase) {
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    var contador = 30;

    while(contador <= 40) {

        if( contador != 33 && contador != 37) {
                mostra(contador);
        }

        contador = contador + 1;
    }

    mostra("FIM");
</script>

O operador lógico && (e) está aí mais por questões didáticas para você entender o que ele faz.

Abraços e sucesso nos estudos!

Olá Vinícius, depende de como você implementa (cria seu programa) sua lógica.

Por exemplo, se o contador já começar de 30, não preciso.

var contador = 30;
while( contador <= 40) {
    // faz alguma coisa
}

Mas se nosso contador começar de 1, por exemplo, precisamos indicar que só queremos de 30 a 40:

var contador = 1;
while(contador >= 30 && contador >= 40) {
   // faz algo aqui!
}

É o que o Mr.Stella acabou de explicar. Veja que a beleza em programação é que podemos escrever um código de diversas formas. Por exemplo, hoje mesmo eu peguei um código que escrevi há duas semanas e vi que poderia escrever de outra forma e de uma maneira mais elegante para que eu mesmo e outros colegas possam entender melhor.

Qual das duas formas você prefere? Comece a desenvolver seu gosto pela estética do código, escolhendo aquele que você entende mais fácil.

Vinicius,

Tudo vai depender do que você precisa fazer, o && é um operador lógico.

Leia "contador >=30 E contador <40".

No seu caso, você informa que: Enquanto o contador for maior ou igual a 30 e menor que 40, ele irá executar o que está dentro do seu "While".

Os operadores lógicos servem para restringir à um valor, como no caso do && (E) ou no caso do || (Ou).

Por exemplo:

Eu quero que seja esse While seja executado caso o contador seja igual 30 ou igual a 40. Então seria:

While (contador = 30 || contador = 40)

Quando um operador lógico não é usado? (&&; ||;)

Quando você tem apenas uma condição para que aquilo ocorra, por exemplo:

While (contador <30) {

seu código

}

Concluindo:

Ele é necessário quando você precisa restringir suas condições com mais de uma variável ou mais de um valor, geralmente criando uma limitação entre "o mínimo que aceito e o máximo que aceito".

Espero ter ajudado. =)