1
resposta

Uso do tteste em distribuições não normais

Boa tarde pessoal! Podem me ajudar nessa dúvida que o Ricardo tambem tem? Fico bem confuso quando vejo pessoas usando o t- test em distribuições que não seguem uma normal. Obrigado!

Link pergunta do Ricardo:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-erro-conceitual-108304

Ola, tudo bem?

Salvo engano, acredito que ha um erro conceitual sobre a validade de realizar z-test entre a média do filme Toy Story e o filme Silence of the Lambs.

Um teste de hipoteses pode SIM ser realizado entre a média de duas distribuições que não satisfazem a condição de normalidade, pois o teorema central do limite garante que a distribuição das médias de uma amostra segue uma distribuição normal independentemente da distribuição da amostra. O teorema é valido quando o tamanho da amostra tende ao infinito, mas em termos praticos se utiliza que quando n é maior que 30 podemos validar o teorema e utilizar um Z-test.

O t-test, de outro lado, precisa sim que a distribuição da amostragem se aproxime de uma normal.

1 resposta

Boas Daniel! Tudo bem? Espero que sim!

Desculpe a demora em responder.

Essa é uma dúvida comum quando estudamos essa questão das distribuições estatísticas.

O Teorema Central do Limite estabelece que a distribuição da soma (ou média) de um grande número de variáveis aleatórias independentes e identicamente distribuídas (i.i.d.) será aproximadamente normal, independentemente da distribuição subjacente (dessas variáveis).

Nesse caso, o Teorema Central do Limite vale no nosso caso de notas de filmes.

Caso tenha mais interesse sobre o assunto, também respondemos a dúvida do Ricardo.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software