Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Uso do @Transactional

Boa noite surgiu uma dúvida à respeito do uso da notação @Transactional

O uso dessa notação não faria mais sentido com um conjunto de transações onde há de fato dependência entre as operações?

Exemplo:

Uma situação onde tenho múltiplas transações: um update, um insert e um delete dentro do mesmo serviço e há dependência entre as operações e assim se um deles falhar o @Transactional garante a integridade e desfaz todas as operações.

Para o caso de um serviço de PUT em um cenário simples o uso do método save do JpaRepository não faria mais sentido que o uso do @Transactional ?

É uma boa prática fazer uso do @Transactional com tanta frequência em serviços muito pontuais e específicos?

Agradeço a atenção de todos.

2 respostas
solução!

Oi Carlos,

A boa prática é sempre colocar o @Transactional nos métodos que precisam de transação, por exemplo: salvar, alterar, excluir, etc., pois assim você garante que eles vão ser executados dentro um contexto transacional e o rollback será feito caso ocorra algum erro.

No método salvar não coloquei, pois como foi feita a chamada para o método save do repository, o Spring automaticamente gerencia a transação.

Bons Estudos!

Entendi. Agradeço o retorno e a explicação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software