2
respostas

Uso do termo colaborador.

O uso do termo colaborador me parece equivocado para ser usado em um curso de gestão. As pessoas estão vendendo sua força de trabalho e portanto, são trabalhadores. O termo oposto seria voluntários. Ninguém diz que vai colaborar e sim que vai trabalhar. Não existe horário de colaborar e sim de trabalhar. Ninguém diz que colaborou muito hoje e sim que trabalhou muito hoje. Existem a consolidação das lei do trabalho (CLT) que é uma lei e define o termo e os estatutos da administração pública que definem os servidores públicos que prestam serviço público. Porém não existem a consolidação das leis da colaboração. O termo trabalhador não é pejorativo, pelo contrario. Nesse sentido por que o uso do termo colaborador num curso de gestão tendo em vista essa incorreção? Qual o motivo o conceito e de onde vem?

2 respostas

Oi Leandro,

Primeiramente, agradeço pelo feedback, vou encaminhar para a área responsável analisar.

É uma abordagem interessante. As empresas visam usar o termo colaborador no sentido de engajar ou 'demonstrar' certo envolvimento do funcionário nas metas da empresa. Porém, muitas das vezes não é o que de fato ocorre. Valem muito mais engajamento as ações práticas de reconhecimento e benefícios (financeiros ou não) que apenas modificar terminologias.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software