Poderia explicar um pouco mais, quando se utiliza o . (ponto) e #, no arquivo CSS?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Poderia explicar um pouco mais, quando se utiliza o . (ponto) e #, no arquivo CSS?
Oi João Henrique, obrigada pelo link, mas confesso que a minha dúvida persiste.
O "." é pra fazer referência a uma classe que você definiu no HTML, exemplo:
<h1 class="titulo"> Título </h1>Você faz referência a esse h1 no CSS como ".titulo"
Já o "#" é pra fazer referência a "id", que tem papel similar à classe, só que é única do elemento, enquanto que a classe pode ser aplicada a um conjunto de elementos.
<h1 id="titulo"> Título </h1>No CSS, a referência ficaria "#titulo".
Deise, tudo bem, veja abaixo a explicação que o Fernando Augusto Soares Telles deu para outro aluno. Eu copiei e colei aqui, por que me ajudou muito a entender o uso do id e da class no HTML e referenciados como "." ou "#" no arquivo CSS.
Abaixo a cópia da resposta do Fernando:
"." = Identificador de 'classes' é usado quando vc quer que o mesmo estilo se repita em outra parte do seu código. Você pode colocar vários elementos com a mesma classe para todos terem o mesmo estilo
"#" = Identificador de 'Ids' é usado quando vc quer que um estilo se aplique somente naquele elemento e em nenhum outro. Um identificador é único e não pode ter repetições
É mais a questão semântica, pq o Id tem mais "peso" que a classe, seria como a Classe valesse 10, e o Id 100. se vc colocasse um Id e uma classe no elemento, e no css colocar na classe um fundo verde, e no id um fundo vermelho, o fundo vermelho iria prevalecer. Mas sim, vc pode só usar classes se quiser.
Caso alguma explicação tenha solucionado sua dúvida, coloque a questão como concluída.
Abç e boa jornada
Sim Christina, explicou a dúvida. Obrigada.
Apenas para fixar o conteúdo e ajudar a colega Deise, segue explicação.
O " . " eu uso quando quero aplicar uma formatação numa classe, ou seja... Se em lista eu definir uma classe chamda "itensdobolo" e quiser formatar toda essa lista, no CSS eu vou chamar .itensdobolo
O mesmo acontece para id, mas o id é para uso especifico, de algo que requer mais peso, chamo a nome do ID no CSS com jogo da velha!
Perfeito. Muito obrigada pelos esclarecimentos.