Poderia explicar um pouco mais, quando se utiliza o . (ponto) e #, no arquivo CSS?
Poderia explicar um pouco mais, quando se utiliza o . (ponto) e #, no arquivo CSS?
Oi João Henrique, obrigada pelo link, mas confesso que a minha dúvida persiste.
O "." é pra fazer referência a uma classe que você definiu no HTML, exemplo:
<h1 class="titulo"> Título </h1>
Você faz referência a esse h1 no CSS como ".titulo"
Já o "#" é pra fazer referência a "id", que tem papel similar à classe, só que é única do elemento, enquanto que a classe pode ser aplicada a um conjunto de elementos.
<h1 id="titulo"> Título </h1>
No CSS, a referência ficaria "#titulo".
Deise, tudo bem, veja abaixo a explicação que o Fernando Augusto Soares Telles deu para outro aluno. Eu copiei e colei aqui, por que me ajudou muito a entender o uso do id e da class no HTML e referenciados como "." ou "#" no arquivo CSS.
Abaixo a cópia da resposta do Fernando:
"." = Identificador de 'classes' é usado quando vc quer que o mesmo estilo se repita em outra parte do seu código. Você pode colocar vários elementos com a mesma classe para todos terem o mesmo estilo
"#" = Identificador de 'Ids' é usado quando vc quer que um estilo se aplique somente naquele elemento e em nenhum outro. Um identificador é único e não pode ter repetições
É mais a questão semântica, pq o Id tem mais "peso" que a classe, seria como a Classe valesse 10, e o Id 100. se vc colocasse um Id e uma classe no elemento, e no css colocar na classe um fundo verde, e no id um fundo vermelho, o fundo vermelho iria prevalecer. Mas sim, vc pode só usar classes se quiser.
Caso alguma explicação tenha solucionado sua dúvida, coloque a questão como concluída.
Abç e boa jornada
Sim Christina, explicou a dúvida. Obrigada.
Apenas para fixar o conteúdo e ajudar a colega Deise, segue explicação.
O " . " eu uso quando quero aplicar uma formatação numa classe, ou seja... Se em lista eu definir uma classe chamda "itensdobolo" e quiser formatar toda essa lista, no CSS eu vou chamar .itensdobolo
O mesmo acontece para id, mas o id é para uso especifico, de algo que requer mais peso, chamo a nome do ID no CSS com jogo da velha!
Perfeito. Muito obrigada pelos esclarecimentos.