então eu posso simplesmente usar o prompt "Explique passou a passo" ao invés de utilizar o new-short prompting?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
então eu posso simplesmente usar o prompt "Explique passou a passo" ao invés de utilizar o new-short prompting?
Olá Maria Luiza, tudo bem?
Sim, você pode usar "Explique passo a passo" e vai funcionar bem em vários casos! A diferença é que o few-shot prompting (ou new-shot, como aparece no curso) vai além disso: você fornece exemplos concretos dentro do próprio prompt para guiar o modelo no formato ou estilo de resposta que espera.
Pensa assim: pedir "explique passo a passo" instrui o modelo sobre a estrutura, mas o few-shot prompting mostra exemplos de entrada e saída para que ele entenda exatamente o padrão que você quer. São complementares, na verdade.
Quando usar cada um:
Então não é uma coisa ou outra necessariamente. A escolha depende do resultado que você quer alcançar.
Se quiser se aprofundar em como construir bons prompts, tem um artigo bem completo aqui:
Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.
Bons estudos!
Sucesso ✨