1
resposta

Uso do MongoDB vs Modelo Relacional

Essa solução de duplicar as informações de autores em coleções diferentes para melhorar a performance de leitura faz com que o sistema ganhe na leitura mas tenha um trabalho adicional sempre que precisar dar manutenção (update) no cadastro de algum autor, além de ser um desperdício de espaço em disco. Fiquei intrigado sobre qual é a real vantagem de utilizar o MongoDB frente as tecnologias de banco de dados relacionais?

1 resposta

Olá Gilberto, tudo bem?

Achei muito interessante este ponto que você levantou Gilberto. O projeto abordado durante o curso é focado em ler e listar um artigo, então o instrutor optou em ter uma leitura mais rápida dos artigos, do que uma atualização dos dados.

Algumas vantagens de utilizar o MongoDB:

  • O Mongo é um banco de dados baseado em documentos, por este motivo ele garante uma maior escalabilidade e flexibilidade.

  • O MongoDB não tem um esquema fixo, ou seja os documentos podem ter campos diferentes, com isso é possível realizar uma reestruturação no banco de dados sem que problemas sejam gerados.

  • O MongoDB tem uma alta disponibilidade, pelo fato de poder ter cópias de seus bancos de dados duplicadas em mais servidores.

Então, quando as estruturas dos dados sofrerem muitas alterações e for necessário uma maior escalabilidade e flexibilidade, pode-se utilizar o MongoDB.

Porém Gilberto, precisa ser feito um estudo bem mais completo e analisar todos as informações do projeto a ser desenvolvido para que está escolha seja decidida. No Blog da Alura foi publicado recentemente um artigo sobre MongoDB: O banco baseado em documentos, que pode ti ajudar nesta questão e estamos preparando outros matérias bem legais sobre estes assuntos.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar e bons estudos Gilberto!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software