Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

uso do Lean numa cultura arcaica

Como podemos usar ou fazer enraizar a cultura nova para uma empresa de pensamento mais tradicionalista?

2 respostas
solução!

Oi Paulo!

Essa é uma pergunta muito interessante e desafiadora. É comum que empresas com uma cultura mais tradicionalista tenham dificuldades em adotar novas metodologias e processos, como o Lean.

Uma forma de fazer com que a cultura Lean enraíze em uma empresa assim é começar com pequenas mudanças e ir gradualmente implementando o método em toda a organização. É importante que a liderança esteja engajada e comprometida com a mudança, para que os demais colaboradores e colaboradoras também se sintam motivados a aderir ao novo modelo. Se a liderança não está comprada fica mais difícil (não impossível).

Outra dica é investir em treinamentos e capacitações para que todo mundo possa entender melhor os princípios do Lean e como aplicá-los em seu dia a dia. Ter uma comunicação clara e transparente sobre as mudanças que estão sendo realizadas e os resultados que estão sendo alcançados também.

Um exemplo prático seria começar com um projeto piloto em uma área específica da empresa, para que os colaboradores possam experimentar o método e ver os resultados na prática. Com o tempo, é possível expandir o projeto para outras áreas e, gradualmente, transformar toda a cultura organizacional.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Muito Obrigado pelo esclarecimento foi de grande valia.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software