Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Uso do ID em páginas diferentes.

O uso do ID deve ser limitado a uma página somente? No caso do projeto do curso, eu poderia usar o ID do footer (id="rodape-pagina") nas paginas bio.html e blog.html?

5 respostas
solução!

Oi Lucas, você pode usar o id em qualquer página ou elemento, acontece que quando você for aplicar as regras CSS vc tem que carregar o arquivo contendo as regras na tag <link>.

É recomendado que o atributo id seja único para cada elemento, pois você pode ficar confuso durante a aplicação das regras. Se você usa as mesmas regras apra o footer nas 3 páginas, seria viável colocar uma classe

<footer class="rodapes"/>

e no CSS

.rodapes{
regras comuns a todos os footers
}

Se você colocar o id no footer da página bio.html basta conferir se as suas regras para sua página estão sendo "linkadas" na tag <link>. Você pode ter ainda dois ou mais arquivos CSS para um único arquivo .html. Bom é isso, espero ter ajudado.

Oi Lucas você ainda tem alguma dúvida em relação a esse tópico ? Algo mais em que poderíamos ajudar ? Se não por gentileza poderia marcar uma solução para esse post.

Olá. Estou com a mesma dúvida do Lucas. Foi dito aqui e tbm na aula que o uso do "id" pode ser usando quando ele for único em uma página. Mas eu posso colocar o mesmo ID no mesmo elemento que está em página diferente?

Oi Cleiton como eu disse você pode colocar a tag id onde quiser ela é uma tag global porém o seu uso é recomendado onde você quer aplicar uma regra CSS única. Mas nada impede de você ter por exemplo o arquivo home.html que tem um elemento <p> com id="texto" e outro arquivo por exemplo bio.html que tem um elemento <p> com id="texto" se lá na sua tag link do primeiro arquivo você só importar home.css e na tqag link do arquivo bio.html você importar apenas bio.css vão ser só as regras desses arquivos que vão valer para as páginas em questão, independente de existir outro arquivo que tem uma regra pro mesmo id.

O importante é entender o seguinte: colocamos o atributo id para podermos selecionar um elemento que tem uma regra específica, se existem mais elementos no meu documento html que compartilham das mesmas regras css o ideal aí é colocar neles um atributo class.

Espero ter ajudado

Lucas, para essa sua dúvida, entende-se da seguinte forma: será o mesmo arquivo css com esse estilo de rodapé que você está linkando nas duas páginas (bio.html e blog.html)?

Se for, você pode utilizar a mesma formatação do id rodape-pagina para as duas páginas. O ideal é que você não repita o mesmo id em vários arquivos css, para que você mesmo não fique confuso ao fazer a manutenção do seu código. Só em casos em que você sobrescrevesse um estilo de algum framework css, por exemplo, como Bootstrap ou Materialize, essa prática seria melhor aplicada. Mas acredito que seja algo mais avançado e que com o tempo de estudo e aprendizado da lógica de css você vai compreender 100%.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software