Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Uso do Gulp em 2020

Boa noite.. comecei hoje o curso de gulp, algo totalmente novo p/ mim... Pra falar a verdade cheguei até este curso, por ser citado e usado em 'Performance Web I'.

Vi que o instrutor na época em que ele gravou a primeira aula, o node.js estava na v. 4, e hoje temos a versão 12. O npm tbm já passou por upgrades até aqui e com isto tenho observado discrepancias no que é exibido na aula com o que eu tento fazer no meu PC (como distribuição das pastas, excessos de WARN's dizendo que é depreciated[até entendo,tudo bem],) .

Enfim, hoje em dia, eu gostaria de saber se o gulp é ainda visto com grande relevância para otimização de conteudo ou surgiu algo novo que possamos usar no lugar dele (digo "mais atual"), pois o curso de gulp contido na plataforma é antigo(ou passa a imagem de ser) e quando se vai pesquisar algo a respeito do Gulp no Google, se encontra geralmente matérias a respeito dele entre 2016 a 2018.

3 respostas
solução!

Fala ai Adailton, tudo bem? Vamos lá

Enfim, hoje em dia, eu gostaria de saber se o gulp é ainda visto com grande relevância para otimização de conteudo ou surgiu algo novo que possamos usar no lugar dele (digo "mais atual"), pois o curso de gulp contido na plataforma é antigo(ou passa a imagem de ser) e quando se vai pesquisar algo a respeito do Gulp no Google, se encontra geralmente matérias a respeito dele entre 2016 a 2018.

Antes de mais nada, todo conhecimento nunca é perdido ou em vão, se você tem a oportunidade de estudá-lo eu recomendo.

Sobre o uso dele, as vezes é necessário sim, depende de cada contexto e situação, pode ser que você caia em algum projeto que use ele, ou para cenários mais simples faz sentido utilizá-lo em vez de outras abordagens mais complexas.

Eu mesmo um tempo atrás precisei buildar um site estático feito com HTML, CSS e JS, acabei utilizando o Gulp, não fazia sentido adicionar Babel ou coisas do tipo.

Resumindo, eu recomendo o estudo e aprendizado do mesmo sim.

Espero ter ajudado.

Agradeço o feedback Matheus.!

Magina Adailton, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software