1
resposta

Uso do descrição na soma

Não entendi o por que de colocar a "Descrição" dentro do comando SOMASE, já que eu estou querendo verificar as quantidades.

1 resposta

Olá Eduardo, tudo bem? Espero que sim!

A função SOMASE(intervalo; critérios; [intervalo_soma]) no Excel possui 3 argumentos, o primeiro é o intervalo que deseja calcular através de critérios, o segundo argumento são os critérios que devem ser obedecidos no momento da soma e o terceiro argumento, [intervalo_soma] é opcional e só é utilizado caso o intervalo que desejamos somar seja diferente do intervalo passado para o primeiro argumento.

Utilização da função SOMASE no Excel

Como queremos avaliar uma soma com base em uma outra coluna, precisamos utilizar os 3 argumentos. O primeiro intervalo será a Descrição, e o segundo o nome da descrição, para que seja somado somente a descrição que possui aquele nome. Por último, é passado a quantidade, que será o [intervalo_soma], onde será realizado de fato a operação de soma.

Portanto é necessário a Descrição para que seja verificado somente o nome desejado dentro desse intervalo Descrição e seja somado somente esses valores.

Um caso onde o [intervalo_soma] não precisa ser utilizado e passamos somente um intervalo seria quando desejamos somar valores que são maiores que determinado valor por exemplo, nesse caso o próprio intervalo inicial seria utilizado para fins de comparação com o critério.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software