2
respostas

Uso do alt em

Eu não consegui concordar com a ideia de não colocar o alt em conteúdos visuais. Como se ícones, ilustrações e até imagens não passassem sempre uma mensagem/informação. Penso que o elemento visual como conteúdo, com certeza.

Tudo passa sentimento, mensagem. Nada é meramente visual a ponto de não informar nada. E oferecer essa percepção pro usuário de leitor de tela é super inclusivo e bacana!

Se aquilo existe para quem enxerga e é útil para assimilação de um conteúdo, por que não seria importante também oferecer um alt para qualquer elemento visual?

Valeu, galera!

2 respostas

Oi Filipe! Eu também fiquei me perguntando isso durante o curso, em determinado momento. Mas depois pra mim, o que fez mais sentido, foi de que muitas imagens, principalmente ícones, não teriam a mesma percepção pro usuário nesses casos. Usando um leitor de tela por ex, um box com título e ícone, lendo, poderia ficar: Usuários título, ilustração de usuário gráfico. Talvez fosse muito repetitivo. Acho que nós temos outra percepção vendo a diagramação toda de imagem + texto + cores etc. Ao padrão visual que estamos acostumados também.

:)

Saquei, Thais. Realmente, pode ficar repetitivo, mas pelo menos inclui a pessoa que tem deficiência visual a saber que ali tem uma ilustração ilustrando este título. Parece ser uma boa.

Valeu por refletir junto comigo essa questão!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software