Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Uso de vários asteriscos pode escrever de forma mais resumida?

<meta charset="UTF-8">
<script>
    function pulaLinha() {
        document.write("<br>")
    }
    function mostra(frase) {
        document.write("*" * 50);      //dessa forma seria mais resumida?
        pulaLinha();
        document.write(frase);
        pulaLinha();

}

mostra("BEM-VINDO AO MEU PROGRAMA");
    mostra("ELE REALMENTE FUNCIONA");
    mostra("EU USEI FUNÇÃO PARA FAZER ISSO");

</script>
2 respostas
solução!

Oi, Alessandra, tudo bem?

Ao realizar os comandos, você sugeriu a possibilidade de escrever o document.write dentro da função mostra(frase) apresentando como parâmetros uma string (caracteres), representada por um asterisco entre parênteses, multiplicada pelo valor 50, como mostro abaixo:

document.write("*" * 50);

Contudo essa possibilidade não é viável, já que não é possível realizar multiplicações entre valores numéricos e caracteres. Desse modo aparecerá como resultado o valor NaN, que significa Not a Number, que em tradução para a língua portuguesa quer dizer "não é um número".

Captura de tela do navegador com as frases: Bem-vindo ao meu programa, ele realmente funciona, eu usei função para fazer isso, intercaladas pela expressão NaN

Para realizarmos a escrita deste comando de forma resumida, podemos adotar o método repeat(), responsável por copiar uma string várias vezes. A sintaxe do repeaté escrita da seguinte maneira:

"string".repeat(quantidade de vezes que você deseja repetir a string)

Como exemplo vamos aplicar no seu código:

document.write("*".repeat(50));

Note que como parâmetro para o document.writeestamos utilizando a string asterisco entre parênteses e na sequência aplicamos o repeatcom uma repetição de 50 vezes a string que escrevemos anteriormente.

O resultado obtido utilizando este método é semelhante ao apresentado como resposta no exercício do curso:

Captura de tela do navegador com as frases: Bem-vindo ao meu programa, ele realmente funciona, eu usei função para fazer isso, intercaladas por cinquenta asteriscos

Espero ter ajudado. Caso tenha outras dúvidas, estarei à disposição!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Rodrigo, valeu pela informação!!!!