Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Uso de strings para campos numéricos

Olá, Pode enviar por favor algum artigo que sustente a vantagem da utilização de tipo string para campos numéricos que não estejam envolvidos em cálculos? Mesmo definindo como string podermos usar esses campos no futuro como inteiros caso precisemos por exemplo de dar estatísticas utilizando esses números. Por exemplo o campo idade que à primeira vista não será precisa de cálculos, pode acontecer de no futuro virmos a receber um requisito para apresentação de um gráfico com as pessoas com menos de 20 anos que compraram um produto. Estando esse campo como string é possível, ou teríamos de estar a alterar o nosso código e definir o campo como int? Obrigado

5 respostas

Olá, André.

Idade não é um campo que se armazena. Você armazena a data de nascimento e a partir da data de nascimento calcula a idade. ;-)

Quando a salvar como strings, é bastante óbvio: Se você salvar o CPF como um inteiro, o que aconteceria com o CPF "023.214.769-42" ?

Nesse caso sim parece-me óbvio, pois o CPF é um conjunto de caracteres que não tem apenas números. Idade talvez não tenha sido um bom exemplo, mas imagine peso, ou altura, ou um outro campo que só tenha caracteres numéricos, mas em que não efectue cálculos no seu programa. Você deve optar por escolher string ou float / int para esse campo?

Obrigado.

Você pode realizar cálculos com peso e altura sim, André. Cálculos de IMC, por exemplo. Altura média dos seus clientes, etc. :-)

Sim, mas imagine que nas suas regras de negócio actuais não tem previstos cálculos para a variável peso. Você vai definir como float ou como string?

solução!

Nesse caso, tanto faz. Eu provavelmente usaria float.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software