Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Uso de setas no UML

Eu tive uma "discussão" com meu professor de Eng de Requisitos que argumentou que as setas não faziam parte do UML, logo não poderiam ser usadas nos casos de uso ou outro modos representativos..... Alguém pode me explicar melhor o assunto?

4 respostas

Olá, Armando

Realmente existe uma discussão sobre o uso de setas, no entanto nada impede seu uso já a UML não é um processo engessado, como é citado diversas vezes no curso aqui da alura, e o objetivo é se comunicar com clareza.

Olá Armando, tudo bem? As setas são usadas em UML em especifico no caso de uso, para indicar inclusões e extensões de um caso de uso com o outro, por exemplo entre o UC001.Logar com o UC002.Escolher Opção.

Especificando as opções de INCLUSÃO E EXTENÇÃO:

O include é quando o caso de uso depende diretamente do caso de uso anterior, para você escolher as opções de um sistema, você necessariamente é obrigado a logar-se no mesmo.

Já no caso de extensões se determina as possibilidade, por exemplo quando você visualiza um relatório você pode imprimir e/ou enviar por email.

Não sei se te ajudei, mas qualquer coisa me ponho a disposição para te esclarecer com mais detalhes
solução!

O objetivo do UML é ter clareza. UML puro relamente não tem setas, porem é muito comum no mercado ver os profissionais utilizando setas, voce vai usar da forma que sua equipe use, a forma que fique mais clara para voce entender. Setas quando usada significa o fluxo de dados ou seja cuidado ao usa-la

agradeço a todos que ajudaram...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software