1
resposta

Uso de Pivot_Table

Não consegui entender o uso do atributo index='classes_valor_metodo_1',, visto que não tenho esta descrição nas minhas colunas.

dados_listings.pivot_table( values='valor_m2', index='classes_valor_metodo_1', columns='anuncio_tipos_listagem', fill_value='xxx', margins=True, margins_name='Totais', dropna=False, aggfunc='sum' )

1 resposta

Olá, Otavio, tudo bem?

Desculpe-nos a demora em responder à sua dúvida.

O atributo index='classes_valor_metodo_1' é utilizado aqui nesta questão para não repetir o mesmo nome de 'classe_valor' no DataFrame dados_listings utilizado nas aulas.

O uso desse atributo é para fins didáticos, para que o aluno perceba que ao utilizar o método pivot_table() podemos definir quais colunas do nosso DataFrame original serão pivotadas e quais serão multiindexadas (posta no index com 2 ou mais valores). O atributo index é justamente para definir qual coluna será o meu index nessa nova tabela com os dados desejados para a leitura.

Acredito que o modo como a tabela foi apresentada na questão também pode ter gerado uma dúvida no entendimento dessa. Assim sendo, colocamos abaixo a tabela que possa dar a visão como feita pelo professor no Jupyter Notebook, mas com os dados dessa questão:

anuncio_tipos_listagem
classes_valor_metodo_1
Lançamento
-
Usado
-
Totais
-
Popular61873.9449056510930
Padrãoxxxxxx0
Alto Padrãoxxx103.896103.896
Totais61873.9449160511034

Esperamos ter ajudado na compreensão deste tópico e qualquer dúvida é só chamar!

Abraços e bons estudos!