1
resposta

Uso de memória em relação a activity x fragment?

Foi comentado que o uso do fragment força a ter um consumo menor de memória. Qual a relação de Fragment X Activity que beneficia com relação ao consumo de memória? Dados que ambos são classes representativas de views e que possuem funções semelhantes.

1 resposta

Oi Vitor, tudo bem ?

Gosto bastante de começar falando sobre ciclo de vida e tals, quando falamos em tela, sempre falamos em Activities, que por sua vez são bem mais pesadas e bem mais complexas.

Numa tela, temos views, nessa parte gosto de falar dos fragments, pois no final acabam sendo views dessa activity, sendo que minha tela pode ter n fragments e continua a funcionar tudo normalmente.

O principal ganho de usar fragments é na separação de responsabilidades, dado que fazemos que uma view já tenha seu layout e comportamento.

Além disso, gosto bastante de falar de aplicativos que a gente no geral acaba usando com frequência, WPP por exemplo, entramos e vemos uma única activity, mas as views são distintas, conforme vamos jogando pro lado ou mexendo no menu superior, só é trocado de tela, quando clicamos numa ação principal, seja uma conversa, ligação e até mesmo ver algum status.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software