Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Uso de Facades

Bom dia, estava estudando um pouco sobre facades e achei interessante para deixar o projeto mais organizado, porém vi que pode existir problemas de performance usando muitas facades, isso procede?

Outra duvida é quando criar uma Facade, posso por exemplo ter minha model Cliente e ter minha facade ClientesFacade e nela ter os métodos para criar um novo cliente, editar, excluir e tals, ou o uso de facades é mais para outras ocasiões?

Grato.

4 respostas
solução!

Olá, Tiago.

Quanto a performance, depende muito da implementação. Normalmente o simples fato de utilizar um padrão não penaliza performance não.

Quanto aos casos de uso, Facades são fachadas para funcionalidades do sistema. Formas de acessar diversas funcionalidades a partir de um ponto central.

A própria model do Eloquent já te fornece métodos pra editar, excluir, etc. Não vejo muito sentido em criar ClientesFacade.

Outro ponto a salientar é que muitos veem facade como um anti-pattern por quebrar o S de SOLID.

Forte abraço e bons estudos.

Boa tarde Vinicius, com base no seu conhecimento você acha que as facades hoje em dia devem ser evitadas ou em alguns casos é interessante usar?

Então, Tiago.

Eu nunca criei uma Facade. Nunca vi necessidade. Sempre modelei meus sistemas pensando nas melhores práticas, SOLID, etc...

Além disso, as Facades em Laravel fazem uso de métodos estáticos que eu também tento evitar pela dificuldade de implementar testes automatizados em código que faça uso deles.

Entendi.

Essas respostas me ajudaram a fazer alguns ajustes na forma que modelo meus sistemas.

Obrigado!