Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Uso de autenticação e Autorização

Gostaria de saber como é feito no mercado para o tratamento desses itens tão importantes em uma aplicação.

Qual seria a melhor prática ? teria alguma ferramenta que vocês recomendam fortemente que é muito utilizada ?

Posso implementar o processo de autenticação apenas com o que foi visto no curso e garantir uma longevidade para o codigo (apesar de simples ser funcional ) ?

Muito obrigado e parabéns pelo curso !!!

3 respostas
solução!

Boa noite, Pablo! Como vai?

Excelente pergunta! As bibliotecas utilizadas por mim são bastante usadas no mercado! É claro que o processo de autenticação e autorização pode mudar um pouco dependendo da aplicação que está sendo desenvolvida! Por exemplo, os usuários vão ser gerenciados numa sessão como visto durante o curso? Se sim, o processo no mundo real será bem parecido com o apresentado. Contudo, se a aplicação funciona através de tokens de autenticação, então mudará um pouco a forma de programar. Além disso, um outro assunto muito utilizado no dia a dia e que não foi apresentado nesse curso é acesso diferenciado por função/papel do usuário de modo que se o usuário for um administrador terá acesso a determinadas funcionalidades e se for um cliente verá outras coisas diferentes.

Conclusão: De modo geral, no dia a dia a ideia e todo o processo vai ser bem parecido com o visto no curso. Seja numa aplicação Node e as vezes até mesmo em outras linguagens! Podendo diferenciar em um detalhe ou outro devido a especificidades do projeto em questão.

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

E fico feliz que tenha curtido e aproveitado ao máximo todo conteúdo dos cursos de Node!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Muito obrigado Professor por sua resposta !

Hoje eu trabalho com Java e atualmente as aplicações que tenho desenvolvido temos utilizado JWT, como estamos em um processo de integração de nova arquitetura vamos utilizar node e com certeza continuar com esse processo de autorização via JWT.

Gostaria até de deixar a dica para a reformulação do curso de node da parte 3 que seria utilizando o estilo REST, o curso está muito ruim na minha visão, a didática esta precária e o material mal feito e perdido na sua organização, isso tudo comparado a esse curso e a parte 1 ficou muito a desejar.

Agradeço pelo comentário e mais uma vez parabéns pelo excelente material desse curso , um abraço.

Opa, Pablo! Seu pedido foi atendido!

Recentemente foi lançado um curso de API Rest com Express! Segue o link!

https://cursos.alura.com.br/course/node-rest-api

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!