1
resposta

Uso de API e consumo de APIs externas

Primeiro, estou gostando muito deste curso de API Rest com Spring, fica mais produtivo memso.

Tenho uma questão, em vez de usar os dados "hardcore" ou ainda através de JPA, gostaria de consumir uma API externa, no caso do Spotify. ELa tem particularidades como autenticar, obter token, token expirar, etc. Qual melhor forma de lidar com comunicação E tratativas de erro com API externa? De maneira mais nativa possível, usar a lib "Netflix Feign" - (não sei quanto a aceitação desta no mercado) ou outro sugestão ??

Grato!!

1 resposta

Oi Oscar,

Que bom que está gostando do curso :)

O ideal é você isolar esse acesso às APIs externas em classes service, que serão utilizadas nos controllers, para não criar um acoplamento muito forte com elas.

Dá para fazer a chamada á API com a classe RestTemplate do Spring, ou mesmo utilizando o Feign, para deixar o código mais simples.

O tratamento dos erros da API pode ser feito com o @RestControllerAdvice para deixar esse código isolado, similar ao que faremos no curso.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software