1
resposta

Uso da frequência na análise estatística - "freq=3"

Gostaria de saber a razão de se utilizar "freq = 3" na análise estatística dos dados quando se tem os dados observados, a Tendência e os Ruídos. Na aula 5.2 - médias móveis, foi utilizada freq=1, 2 e, por último, 3, sendo que cada uma altera os gráficos das saídas. Testei com valores maiores e dá erro. Pesquisei na internet, mas não achei nada especificamente a respeito disso. Se alguém souber me dizer, se isto é uma convenção acadêmica ou se tem relação com a distribuição das frequências do período analisado na série temporal (ano, semestre, mês, etc.) Grato!

1 resposta

Boas Raphael! Tudo bem? Espero que sim!

Perdoe a demora em responder.

Antes de ir ao ponto da sua questão, vale ressaltar: na versão mais recente da biblioteca, o parâmetro freq foi depreciado em função de period.

A Frequência ou período é algo que é determinado de forma arbitrária, pois indica qual o interesse na sazonalidade. Como estamos trabalhando com meses, quando utilizamos uma freq=1, estamos avaliando a frequência mês a mês, quando usamos freq=2, por bimestre e assim por diante. Alguns pontos importantes quando realizamos a escolha da frequência são:

  • A escolha é arbitrária mas precisa ter uma explicação lógica. Por exemplo, se estamos avaliando uma série temporal que contem todos os dados de um ano, faz sentido usar a a frequencia como 7 (dias da semana), 30 (dias no mes), e assim por diante;
  • A quantidade de observações deve ser, no mínimo, o dobro da frequência utilizada. Por esse motivo, como a série temporal apresentada no curso possui apenas 24 observações (meses) a maior quantidade possível para a frequência é 12.
  • Quanto maior a frequência utilizada, menor é a capacidade de identificação da tendência e do ruído.

No mais, deixo alguns links que me ajudaram a responder essa questão, entretanto, infelizmente estão todos em inglês:

  1. https://towardsdatascience.com/time-series-decomposition-and-statsmodels-parameters-69e54d035453
  2. https://otexts.com/fpp2/classical-decomposition.html

Espero ter ajudado! Bons Estudos!