Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

user lacks privilege or object not found

Estou com o banco HSQL no ar, a tabela de produto criada, mas quando executo o comando de select na tabela de produto é retorndo o erro: "Exception in thread "main" java.sql.SQLSyntaxErrorException: user lacks privilege or object not found: PRODUTO" Podem me ajudar?

8 respostas

Oi Paula, tudo bem ?

Provavelmente o caminho para o HSQL está errado.

Como se ele não achar o caminho adequado ele cria um novo arquivo para representar o banco, ai nesse caso as tabelas não vão existir, o que gera esse seu erro.

Abraços

Como que eu defino o caminho do banco? Estou fazendo o curso Java e JDBC e seguindo as instruções indicadas.

Você chegou a executar esse comando ?

CREATE TABLE Produto (id INTEGER GENERATED BY DEFAULT AS IDENTITY PRIMARY KEY, nome VARCHAR(255), descricao VARCHAR(255))

quando você fez esse comando :

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.util.DatabaseManager

Tive o mesmo problema e no meu caso foi um erro na hora de especificar a url do hsql database manager, verifique se você a especificou como: jdbc:hsqldb:hsql://localhost/loja-virtual.

Espero que ajude.

Obrigada, Daniel. Mas infelizmente parece que não é isso, pois a especificação estava da forma como você descreveu.

Também estou enfrentando o mesmo problema alguém consegue nos ajudar ? pesquisei em alguns sites mas não conseguiram chegar a uma conclusão.

Tentei algumas sugestões, porem sem sucesso também. Estou com a mesma mensagem mencionada pela Paula

Também gostaria de opinar, que não ficou muito claro como que é feita a configuração deste banco, pois la informa para executarmos o terminal e executar os comandos apenas, não mostra para nós onde que está o vinculo deste banco de dados que criamos com o projeto.

solução!

Oi Paula eu lembro que eu já resolvi muitas questões a respeito desse curso e desse banco e na maioria delas a questão era que o cmd onde você envia os comandos teria que ser aberto como Administrador você vai la na pesquisa do Windows e procura cmd clica com o direito e vai executar como Administrador ai manda os comandos senão for nenhum problema de configuração(ip porta nome) isso deve resolver.Caso contrário dá uma pesquisada aqui no fórum nas questões resolvidas referentes vou te passar o link :

https://cursos.alura.com.br/forum/curso-jdbc/exercicio-configurando-um-banco-de-dados/3077/novo

caso nenhuma das soluções resolva, manda o feedback aqui de novo pra tentarmos resolver, vou ficar acompanhando.