1
resposta

Usei % ao invés de if

Fiz um pouquinho diferente. Ao invés de usar if, pensei no resto da divisão por 3 sendo o que determinaria a minha posição no array. Aí olhei no google e descobri o operador %. É uma boa opção?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0,0,600,400);    

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x,y,10,0,2*3.14);
        pincel.fill();
            console.log(x + ',' + y);
    }

    function mudaCor() {

        contador++;
        cor = cores[contador%3]
        return false;

    }

    var cores = ['blue','red','green'];
    var cor = 'blue'
    var contador = 0;

    tela.onclick = desenhaCirculo;
    tela.oncontextmenu = mudaCor;


</script>
1 resposta

Olá, Juliana

Nesse caso você realmente consegue pegar a cor azul atribuindo mod(%) para pegar o valor dentro do array, porém não acho que essa seja a melhor solução já que você teria que sempre calcular o resto das divisões e até muda o valor de % para acessar uma posição. Acredito que o melhor é se atribuir a uma variável como cores[contador] ou passar o valor direto cores[0].

Espero ter ajudado :)