1
resposta

Usar VSCode

É muito difícil fazer o curso usando o VSCode? Já tenho ele instado por isso gostaria de usar.

1 resposta

Olá Claudia, tudo bem com você?

Embora eu acredite que seja importante pelo menos ter um pouco de contato com o VSCode, já que ele é uma ferramenta que tem crescido bastante, é flexível, tem várias extensões e mais N motivos. Eu, particularmente, não costumo usar o VSCode, mas é possível sim usá-lo para programar em Java e acompanhar boa parte dos cursos. Inclusive, recomendo dar uma olhada nesse artigo do Medium que detalha toda a instalação e o setup do projeto para você começar. Também tem esse vídeo da Loiane Groner se preferir ou até mesmo a própria documentação do VSCode! :D

Mas só quero deixar um adendo, ninguém discorda que o VSCode é uma ótima alternativa para programar em Java. Porém, muitos concordam que ao entrar na parte de web, as coisas podem ficar complicadas pela falta de recursos que o VSCode oferece em comparação com outras IDEs mais tradicionais como o Eclipse e o IntelliJ. Se você chegar na parte de Spring, existem tutoriais como esse aqui que ajudam a configurar a IDE para trabalhar com o Spring Boot, mas mesmo assim você poderá encontrar dificuldades por conta das deficiências em relação às outras IDEs. Resumindo: você não terá problemas ao utilizar o VSCode nos cursos de Java e Orientação a Objetos, mas poderá encontrá-los ao entrar na parte da web.

Espero que isso ajude. Se ficou qualquer dúvida é só avisar!

Abraços e bons estudos!!