1
resposta

USAR VENV É UMA BOA PRÁTICA

Bom dia pessoal, Ontem durante minha aula de introdução ao Django, o instrutor utilizou o 'venv' e até onde entendi é um ambiente virtual com os próprios diretórios para criação de aplicação WEB. Minha dúvida é, utilizar o 'venv' é uma boa prática ou foi uma exceção daquela aula?

1 resposta

Oi, Gabriel. Tudo bem?

Desculpe a demora em dar um retorno.

No Python, é uma boa prática criar um ambiente virtual para cada projeto. Esses ambientes virtuais isolam as dependências do projeto e mantêm versões de bibliotecas diferentes das do seu sistema principal.

Os ambientes virtuais permitem que tenhamos no nosso computador diferentes projetos, com diferentes versões de bibliotecas sem que as dependências de um projeto interfira no outro. Além disso, isso possibilita que um ambiente seja replicado em outro computador com facilidade.

Existem várias formas de usar um ambiente virtual no Python como, por exemplo, o ‘virtualenv’ (também chamado de ‘venv’) que foi utilizado no curso. Inclusive, vale dizer que essa é uma das maneiras de isolamento de dependências recomendada pela documentação do Python.

Para se aprofundar mais nesse assunto, eu recomendo a leitura desse artigo da Alura, onde você aprenderá a criar ambientes virtuais e até mesmo replicar seu ambiente em outros locais:

Espero que tenha esclarecido sua dúvida.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!