Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Usar vários arquivos HTML?

Olá devs, tudo bem? Atualmente estou trabalhando em projetos individuais e um deles contém diversas páginas que não são 100% diferentes uma da outra mas que mudam algumas coisas. Por exemplo estou trabalhando em um projeto em que estou colocando todo o meu conhecimento adquirido para treinar e ao mesmo tempo caso eu precise estudar um dia sobre terei aonde acessar. Esse projeto tem uma página só sobre html, outra só sobre css , uma só sobre js e assim por diante. Essas páginas são parecidas, mudando praticamente apenas o conteúdo escrito, porém mantem o mesmo header, footer e etc.

Minha dúvida é, nesses tipos de projetos com bases parecidas porém que é diferente o assunto de cada página eu preciso criar vários arquivos HTML ou existe algum jeito de eu fazer isso sem criar vários HTML e usar apenas a base de um e editar apenas o conteúdo "principal" da página?

4 respostas
solução!

Olá João! Tudo bem?

Ao invés de criar muitos arquivos HTML similares, você pode usar JavaScript para atualizar dinamicamente uma única página HTML com diferentes conteúdos. Isso é feito manipulando o DOM, que é a estrutura do documento HTML. Com isso, você mantém a estrutura geral do site em um único arquivo HTML e usa JavaScript para alterar apenas o conteúdo específico de cada página. Essa abordagem é eficiente e útil para iniciantes, pois simplifica o processo de criação de um site com várias páginas.

No entanto, manipular o DOM diretamente pode se tornar complexo em projetos maiores e mais complexos, então você pode querer considerar o uso de frameworks JavaScript, como React, Vue.js, ou Angular, para facilitar o desenvolvimento e a manutenção do código.

Só tenha calma. Não tente aprender tudo de uma vez. Com calma e paciência você vai conseguir implementar suas ideias.

Bons estudos e um forte abraço!

Obrigado pelo esclarecimento, esse "método" que foi citado de mudança de página com apenas um HTML via JS é o tal do SPA (Single page application)?

Sim, João.

Single Page Application (SPA) é uma aplicação web na qual toda a funcionalidade está concentrada em uma única página. Em SPAs, é comum utilizar manipulação do DOM diretamente ou frameworks como os que eu mencionei acima.

Obrigado, li um pouco sobre o assunto e vi que não parece tão simples, vou pesquisar mais e aplicar!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software