Bom dia, pelo que percebi o ejs seria o equivalente ao jsp do java. Porem gostaria de sabem quando eu devo usar ejs, ou por padrao devo trocar o html por ejs quando estiver em um projeto com node .
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, pelo que percebi o ejs seria o equivalente ao jsp do java. Porem gostaria de sabem quando eu devo usar ejs, ou por padrao devo trocar o html por ejs quando estiver em um projeto com node .
Eae xará, blz? Eu também tô fazendo o curso de node e pelo o quê eu entendi. A gente deve trocar o html por ejs porque a gente especifica o tipo de arquivo pra engine de view (app.set('view engine', 'ejs');). Obs.: Não sei se dá pra configurar mais de um tipo pra view engine.
O EJS é uma view engine para o mundo node, é uma opção dentre algumas disponíveis. Algumas das mais conhecidas são EJS, Jade e Handlebars. Cada uma possui suas características, funcionalidades e forma de uso. Nesse sentido, usar uma view engine e qual usar, depende muito da sua necessidade e gosto. Recomendo estudar sobre as opções e avaliar qual te atende.
A resposta pode parecer um pouco 'default', mas não vejo como fugir dessa avaliação.
Entao devo abandonar o html quando eu tiver trabalhando com node e usar uma view engine padrao? Isso que nao esta claro para mim.
Não necessariamente. Você poderia utilizar HTML e JavaScript e o node apenas serviria as informações. Mas caso sua ideia seja construir as páginas no servidor, seria mais prudente utilizar uma view engine.
Outro ponto é que utilizando EJS, você basicamente utiliza HTML com o acréscimo das funcionalidades do EJS, no formato que ele propõe. Ou seja, pra quem gosta de HTML, EJS seria a view engine que eu recomendaria.