Ah, lendo aqui sua pergunta de novo esse 755 não quer necessariamente dizer que seja leitura e escrita. Deixe eu tentar te explicar como funciona essa questão das permissão, existem 3 tipos de permissão, uma permissão para o DONO do arquivo, uma permissão para o GRUPO e uma permissão para QUALQUER usuário. Cada um desses três tipos podem ter permissão de Leitura, escrita e execução. Esse 7 quer dizer dê todas as permissões (leitura, escrita e execução) para o dono do arquivo. O 5 quer dizer dê somente permissão de leitura e execução para esse grupo. E por fim, o ultimo 5 quer dizer dê somente permissão de leitura e execução para qualquer usuário.
Esses valores vão de 0 a 7 e cada um se refere a permissão de leitura, escrita e execução. Existe uma tabelinha que mostra isso
rwx
0 - 000
1 - 001
2 - 010
3 - 011
4 - 100
5 - 101
6 - 110
7 - 111
rwx são leitura, escrita e execução respectivamente e embaixo dele são os números que representam essa permissão. Por exemplo tenho uma pasta só minha que eu quero ter todas as permissões e para o resto eu quero que eles tenham nenhuma então eu faço o comando chmod -R 700
. Traduzindo seria dê todas as permissões para o DONO, nenhuma permissão para o GRUPO e nenhuma permissão para QUALQUER outro usuário.
Não sei se ficou muito claro, qualquer coisa você posta aqui ou crie outro tópico como preferir, ok??