Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Usar o XAMPP no Linux Ubuntu 16.04

Boa noite, instalei o Ubuntu 16.04 e depois, seguindo os passos da aula, instalei o Xampp de acordo com o que é falado lá no site dopróprio Xampp.

chmod 755 xampp-linux--installer.run sudo ./xampp-linux--installer.run

Beleza. A página do Xampp abre certinha no localhost...

porém, quando eu tento criar/editar etc algum arquivo no htdocs, lá na pasta do Xampp, eu tenho um erro de permissão, que nao tenho permissão pra fazer isso.

Pesquisei na internet, mas não consegui achar como liberar isso pro meu usuário.

a pasta fica no /opt/lampp

como faço pra liberar essas permissões para o meu usuário?

4 respostas
solução!

Oi José, primeiro vamos trocar o dono da pasta lampp que chuto que seja o root atualmente para o seu usuário assim

sudo chown -c -R seu_usuario /opt/lampp/

Depois vamos alterar as permissões da pasta com o seguinte comando

sudo chmod -R 755 /opt/lampp/

Vlw Daniel, funcionou...

Peço mais uma ajuda, o "755" quer dizer o que? Sei que são as permissões de leitura escrita e mais o que?

Tipo, o que seria eu ter uma permissao de leitura "7"?

Obrigado pela ajuda

Leitura, escrito e execução José. Quando você baixou o Xampp e teve que dar chmod 755 xampp-linux.. você tava dando permissão para o dono do arquivo que no caso é você executasse esse programa, então você rodou o comando sudo ./xampp-linux--installer.run e ele abriu.

Ah, lendo aqui sua pergunta de novo esse 755 não quer necessariamente dizer que seja leitura e escrita. Deixe eu tentar te explicar como funciona essa questão das permissão, existem 3 tipos de permissão, uma permissão para o DONO do arquivo, uma permissão para o GRUPO e uma permissão para QUALQUER usuário. Cada um desses três tipos podem ter permissão de Leitura, escrita e execução. Esse 7 quer dizer dê todas as permissões (leitura, escrita e execução) para o dono do arquivo. O 5 quer dizer dê somente permissão de leitura e execução para esse grupo. E por fim, o ultimo 5 quer dizer dê somente permissão de leitura e execução para qualquer usuário.

Esses valores vão de 0 a 7 e cada um se refere a permissão de leitura, escrita e execução. Existe uma tabelinha que mostra isso

     rwx
 0 - 000
 1 - 001
 2 - 010
 3 - 011
 4 - 100
 5 - 101
 6 - 110
 7 - 111

rwx são leitura, escrita e execução respectivamente e embaixo dele são os números que representam essa permissão. Por exemplo tenho uma pasta só minha que eu quero ter todas as permissões e para o resto eu quero que eles tenham nenhuma então eu faço o comando chmod -R 700. Traduzindo seria dê todas as permissões para o DONO, nenhuma permissão para o GRUPO e nenhuma permissão para QUALQUER outro usuário.

Não sei se ficou muito claro, qualquer coisa você posta aqui ou crie outro tópico como preferir, ok??

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software